CRÍTICA SOBRE A OBRA LITERÁRIA O ÚLTIMO DESEJO
O ÚLTIMO DESEJO (THE WITCHER) LIVRO 1
Tenho ciência que está obra é amplamente conhecida, mas ainda pode haver pessoas que a desconheça, por isso prefiro realizar uma apresentação adequada.
O título dessa obra é O ÚTIMO DESEJO pertencente a saga THE WITCHER, este é o volume um de oito obras. Escritos pelo autor polonês Andrzej Sapkowski , nesse livro podemos nos aventurar em 318 páginas.
Um livro do gênero narrativo, carregado de contos que giram em torno do mundo fictício de Gerald de Rívia, um bruxo criado para matar e caçar monstros.
"Geralt de Rivia é um bruxo. Um feiticeiro cheio de astúcia. Um matador impiedoso. Um assassino de sangue - frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros, seu único objetivo: Destruir as criaturas do mal que assolam o mundo.
Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são monstros, e nem todos que parecem bons, são anjos bons...
O irônico, cínico Geralt de Rivia , perambula de povoado em povoado oferecendo seus serviços. Em seu caminho vai driblar intrigas, escolher o mal menor, negociar preços, alcançar o confim do mundo e realizar seu ultimo desejo, assim começam as aventuras do bruxo de Rivia. " (Sinopse da obra)
Eu comecei a ler o livro influenciada pela série, ao adquirir o volume um comecei a ler a obra imediatamente, devo esclarecer que não sou "fã" de contos, mas gosto de histórias fictícias. Analisando a construção plana do personagem Gerald não me agradou tanto, mas continue lendo, Yennefer é uma personagem esférica ganhando um destaque através do viés critico, já que ela inicia a obra sendo uma vilã e durante os episódios ela desenvolve se de forma diferente.
Pouco leio sobre contos, mas admito que a ideia de Sapkowski foi interessante já que ele adicionou um conjunto de contos que giram em torno de um personagem, o protagonista, cada conto em um tempo da vida dele. O bruxo é um cavaleiro corajoso que se apresenta como um homem frio e firme, porém carrega em seu forte peito um coração e passa sua vida em busca de salvar pessoas e não somente matar monstros, um traço que o diferencia dos outros bruxos. Gerald é um heroi moderno por mais que busque escolher o mal menor, ele é composto por falhas, pois ama mulheres de "naguas soltas" , naguas são saias que as mulheres de tempos antigos usavam por baixo da saia de seu vestido, o bruxo busca prazer e está propicio ao erro, o que salva o personagem de ser cansativo.
Gerald segue a risca seu próprio código , sua conduta ele notará que os monstros não são mais aqueles que ele acreditava, ou seja, os monstros reais são os humanos que levam caos e destruição por onde passam, essa camada é digna de analise já que ela esconde uma critica á sociedade atual , apontando para a crueldade e ambição humana, ambas estão destruindo tudo que tocam. Mas por enquanto a crítica encerra se aqui. mas...como diz Gerald:
-Haverá mais. (pág:126)
Comentários
Postar um comentário