Grandes nomes Femininos na literatura

Grandes nomes Femininos na literatura




  Olá  grandes leitores,  estou postando hoje a segunda parte da da nossa TAG "MULHERES DE SUCESSO" existem muitas grandes autoras, grandes nomes que já carregam um peso na história e nomes que ainda estão nascendo nesta arte, selecionei aqui mais três grandes autoras, além das autoras do post anterior se você ainda não viu segue aqui o post  CONHEÇA ALGUNS DOS GRANDES NOMES FEMININOS E SUAS OBRAS, vamos conhecer agora Agatha Cristie, Nora Roberts e Jane Austen?


Agatha Christie (1890-1976) nasceu em Torquay, condado de Devonshiri, Inglaterra, no dia 15 de setembro de 1890. Filha do americano FredericK Miller e da inglesa Clara. De
família rica, Agatha estudou em casa, com professores particulares, aprendeu piano e canto. Passava a maior parte do tempo escrevendo poemas e contos. Em 1914, casa-se com o piloto inglês Archibald Christie, de quem adota o sobrenome.
Em 1917, desafiada pela irmã Madge a criar uma trama policial, escreve seu primeiro
livro, "O Misterioso Caso de Styles", em que o detetive belga, Hercule Poirot, aparece pela primeira vez. O livro só foi publicado em 1920. Escreveu outros livros, mas foi em 1926, com "O Assassinato de Roger Ackroyd", que ficou famosa. Depois que seu marido revelou que queria se separar, Agatha desaparece e só é encontrada depois de 11 dias. Algumas pessoas afirmavam que o desaparecimento foi uma trama para vender mais livros.
Em 1930, já divorciada, casa-se com o arqueólogo Max Mallowan e com ele viaja pelo Oriente, onde se inspira para escrever vários livros entre eles "Assassinato no Expresso do
Agatha e seu segundo Marido Max 
 Oriente" (1934), "Morte na Mesopotâmia" (1936), "Morte no Nilo" (1937) e "Aventura em Bagdá" (1951).
Seu personagem mais constante, o detetive Hercule Poirot, aparece em 33 livros. Outro personagem conhecido é a curiosa Miss Marple, inspirada em sua avó. A peça "A Ratoeira" (1951) é a mais popular de Agatha Christie, encenada mais de 13 mil vezes na Inglaterra. Alguns de seus livros foram adaptados para o cinema, televisão e teatro.
Agatha Mary Clarissa Miller faleceu em Wallingford, Inglaterra, de pneumonia, no dia 12 de janeiro de 1976.
Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa. "Hercule Poirot" é um detetive belga que aparece em 33 obras da autora. Agatha foi a maior escritora policial de todos os tempos. Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais.
  A sua primeira Obra lançada foi o Misterioso caso de Styles, confira o Resumo:
   No meio da madrugada, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp e nenhum deles possuía um álibi convincente. Para solucionar o crime entra em ação o detetive Hercule Poirot, irresistível personagem criado por Agatha Christie, que faz a sua estréia neste caso intrigante. 
Um marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero.





   Nora Roberts nasceu em Silver Spring, Maryland, a mais nova de cinco filhos. Depois de uma carreira escolar que incluiu algum tempo numa escola católica e a disciplina de freiras, casou jovem e estabeleceu-se em Keedysville, Maryland.

   Trabalhou brevemente como secretária jurídica. "Eu
conseguia escrever rápido, mas não sabia soletrar, eu fui a pior secretária jurídica de sempre", confessou. Depois dos seus filhos nascerem, ela ficou em casa e experimentou vários ofícios. 

  Um nevão em fevereiro de 1979 forçou-a tentar uma saída criativa diferente. Ela estava em casa presa pela neve com uma criança de três e outra de seis anos de idade, sem jardim de infância à vista e com as reservas de chocolate a diminuir.

 
Nascida numa família de leitores, Nora nunca tinha estado muito tempo sem ler ou inventar histórias. Durante o agora famoso nevão, pegou num lápis e num caderno e começou a escrever uma dessas histórias. Foi ai que uma carreira nasceu. Vários manuscritos e rejeições depois, o seu primeiro livro, Irish Thoroughbred, foi publicado pela Silhouette em 1981.

    Nora conheceu o seu segundo marido, Bruce Wilder, quando o contratou para construir estantes. Eles casaram em julho de 1985. Desde então, eles
expandiram a sua casa, viajaram pelo mundo e abriram uma livraria juntos.
Através dos anos, Nora esteve sempre rodeada por homens.  

   Não só era a mais jovem da sua família, mas também a única menina. Ela criou dois filhos. Tendo passado a sua vida rodeada de homens, a Sra. Roberts tem uma visão bastante boa de como funciona a mente masculina, o que é um encanto constante para os seus leitores. 

   Recentemente The New Yorker chamou-lhe "a romancista favorita da América."
 Confira uma lista de suas melhores obras, de acordo com a pesquisa:








Jane Austen é uma das escritoras inglesas mais famosas, passados mais de dois séculos de sua morte. Autora de romances como Orgulho e preconceitoRazão e sentimento e Persuasão,
consagrou-se por seus diálogos afiados e pela ironia presente em seus romances. Seus recursos de linguagem tinham um alvo específico: a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.

   Nasceu dia 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra. Filha do reverendo George Austen e de Cassandra Austen, foi a segunda mulher dentre sete irmãos. Quando completou oito anos, foi enviada a um internato – junto de sua irmã Cassandra, sua melhor amiga durante toda a vida – para receber a educação formal. Seu contato com os livros vem do acesso à biblioteca da família, permitido após a volta do colégio interno.
 Na adolescência, Austen escrevia comédias, e seu primeiro livro bem acabado foi Lady Susan, escrito em forma epistolar, quando a autora tinha dezenove anos. Em 1797, Austen já havia escrito dois romances, Razão e sensibilidade (primeiramente chamado de Elinor and Marianne) e Orgulho e preconceito (originalmente First Impressions). Oferecidos pelo pai da inglesa a um editor, os livros foram rejeitados. A publicação dos títulos ocorreu só em 1811 e 1813, respectivamente, assinados com o codinome de “uma senhora”.
Jane Austen também é autora de EmmaMansfield Park e A abadia de Northanger, romances nos quais buscava retratar a sociedade da época e a busca da mulher pelo melhor casamento, como única forma de ascender socialmente. As aparências são apresentadas pelos diálogos e contradições dos personagens, em um texto carregado de ironia.
A proximidade de seus textos com sua vida levam a uma leitura autobiográfica da obra de Austen, e mesmo nunca tendo se casado, acredita-se que Jane teve namorados. Quando jovem, chegou a aceitar um pedido de casamento e, em seguida, fugiu.
Morreu em 18 de julho de 1817, aos 42 anos, vítima do mal de Addison. Deixou inacabado o romance Sanditon.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do Filme Star Trek- Sem Fronteiras

Resenha e crítica da obra Darius- Uma lenda forjada em sangue

CRÍTICA AO FILME MULAN (2020)