COMO ANALISAR UM CONTO - MÍMESIS
MÍMESIS
COMO ANÁLISAR UM CONTO?
Nas postagens anteriores conversamos sobre verossimilhança e catarse, agora vamos conversar sobre mímesis. Esse conceito é muito importante para a análise de uma obra, pois é através dele que dialogamos com a crítica de mundo que a obra está realizando , um exemplo muito conhecido nas escolas em geral, principalmente escolas particulares, é A RAINHA VERMELHA. Em 2022 essa obra passou a ser exigida nas escolas, devido ao fato de que essa narrativa fantástica realiza uma critica ao preconceito de classes na sociedade, que ainda existe de forma sutil nos dias atuais.
Em a rainha vermelha , o preconceito é exagerado fazendo com que o leitor perceba tal situação e desperte a revolta diante disso, mímesis e catarse são conceitos que dialogam muito , já que a mímesis conversa com o que aquela obra está representando ou apontando e a catarse é a emoção que tal situação causa no leitor.
Ou quando uma autora busca pesquisar o cotidiano de sua personagem, como por exemplo: você criou uma personagem feminina que se identifica como homem, ela luta jiu jitsu, a autora precisa realizar uma breve pesquisa sobre essa arte , esse estilo de luta, como ele funciona? Como são suas faixas? De quanto em quanto tempo pode se ganhar um grau? Precisa dessas pesquisas empíricas para a construção de seu personagem e o cenário que o mesmo irá frequentar, a fim de evitar a quebra da verossimilhança.
Esses são alguns dos traços que um crítico (a) tende a analisar nas obras que o cercam, buscando obras que tenham conteúdos que de fato dialoguem com a sociedade atual, buscamos um novo Machado de Assis, que dialogava com assuntos antes de seu tempo, ou uma nova Jane Austin, que criticava as situações de sua época. Buscamos mais do que histórias, buscamos obras de arte.
Ass: JS
Comentários
Postar um comentário