Leitura Crítica sobre a obra Entre Aulas e Canções
Leitura Crítica sobre a obra Entre Aulas e Canções:
O livro Entre aulas e canções escrito pela autora Eleanor Veldris, apresenta uma história focada em entretenimento, um romance clichê . Esse romance parte de um desejo oculto no coração de cada fã feminina que carrega uma paixão por seu ídolo, namorar com ele.
A partir dessa premissa , conhecemos uma mulher muito tímida, chamada Luana, essa por sua vez sempre carregou consigo um amor pelo seu ídolo João, um cantor famoso. Podemos interpretar com o comportamento desta, que ela sempre fora uma menina considerada intelectual e que nunca chamou muito a atenção de alguém do sexo oposto, devido a construção da protagonista podemos identificar: insegurança , inteligência e medo de arriscar. Sua vida sempre foi pautada em seguir o caminho seguro, o caminho correto, mas nesse momento de sua vida, onde ela já esta empregada e já tem uma autonomia ela ainda sente a necessidade de se descobrir, motivada pelos seus amigo Lucas e sua amiga Clara, ela resolve arriscar pela primeira vez, assim se entregando a esse romance inusitado.
O que as vezes soa estranho na obra é quando um cantor famoso sai para um restaurante com sua fã e não parece ser parado por nenhuma outra fã , que queira seu autografo ou uma selfie. O que hoje em dia seria muito comum ser parado na rua, com isso percebemos que a obra busca deixar o foco apenas em Luana e suas emoções, suas inseguranças e superações e a "magia" de estar vivenciando aquele amor, a dor da distância e como uma mulher no século XXI busca lidar com todas essas situações sociais.
É interessante apontar que de forma sutil a obra apresenta a fragilidade feminina, no contexto romance, o quanto uma mulher automaticamente quando ama alguém, ela consegue se conectar a outra pessoa mesmo que busque incessantemente não querer:
"Na manhã seguinte, Luana tentou seguir sua rotina como se nada tivesse
acontecido. Mas havia algo diferente nos gestos, no modo como preparava o café,
no silêncio da sala.
O pensamento em João teimava em voltar — discreto, mas constante, como uma
música de fundo que ela não conseguia desligar."
Hoje em dia algo que é amplamente criticado nas mulheres, é exatamente o fato dela sentir, porém, a mulher em seu feminino é um ser que sente muito, seja um gay ou trans que carrega em sua essência as emoções do feminino ou uma mulher que carrega a essência em questão, todo ser que carrega o feminino tende a carregar o fardo das emoções em seu cerne, infelizmente a sociedade crítica isso de forma ampla, como se a mulher pudesse simplesmente deixar de sentir. Na natureza masculina podemos perceber que o homem carrega uma força maior em seus sentimentos podendo conviver com aquilo até certo ponto, mas uma mulher que ama alguém , como casal, tende a sentir uma saudade constante e um incomodo constante, se sentindo altamente afetada por aquilo. Por isso que em um relacionamento a mulher tende sempre a ser a mais sentimental e propensa a ser considerada a mais chata. A sua natureza é assim e ela não pode mudar isso só porque a sociedade atual não aceita. Podemos perceber isso nesse trecho da obra:
"— Oi, João. Obrigada pelas flores, são lindas.
— Fico feliz que tenha gostado. — Havia um tom de satisfação na voz dele. —
Queria ter entregado pessoalmente, mas já estou na estrada.
O coração de Luana deu um leve aperto.
— Na estrada? — repetiu.
— Sim. Minha turnê continua. Estou indo para outra cidade agora.
Houve um breve silêncio. Luana não sabia bem o que responder. O encontro deles
havia sido inesperado, mas tão intenso que agora parecia estranho lidar com a
distância tão cedo.
— Ah... entendi. — Ela forçou uma naturalidade que não sentia."
Uma obra clichê e de fácil compreensão, mas que não aborda apenas uma camada romântica, mas também um viés feminino. Vale a pena ler essa obra e descobrir um pouco mais sobre a essência do feminino em conjunto com a construção da personagem tímida que está se descobrindo. Para adquirir a obra, você encontra a mesma na amazon, clicando AQUI.

Comentários
Postar um comentário